Ricardo Moreno


Evento Intercoiffure Rio de Janeiro 2013

“Angel’s Couture”

Teatro Fashion Mall São Conrado, Rio de Janeiro

16 de setembro de 2013     

Para sua terceira edição da serie Moda, Beleza e Cultura, a Regional Rio de Janeiro da Intercoiffure Brasil, escolheu o tema “Angel’s Couture” em homenagem ao primeiro grande nome da moda brasileira, Zuzu Angel e em comemoração aos 20 anos do Instituto Zuzu Angel, criado por sua filha, Hildegard Angel. Nos idos dos anos 60, uma época em que estilistas como Yves Saint Laurent e Dior ditavam o mundo da moda, Zuzu rompeu barreiras internacionais e alcançou destaque mundial, divulgando a moda brasileira. 

Com incrível visão de futuro, a originalidade única de suas criações pode ser traduzida em uma de suas famosas frases: 

"A moda brasileira só pode ser internacional, se for legítima".

No auge da Alta-Costura, Zuzu combinava com classe e perfeição a beleza das rendas cearenses, com as cores e alegria das estampas, criando modelos personalizados para a alta sociedade e para artistas internacionalmente famosos.

Mas Zuzu não foi apenas uma grande estilista, ela utilizou a passarela e a abrangência internacional de seus desfiles, para levar ao conhecimento do mundo, a dura realidade da ditadura no Brasil, da qual foi vítima seu filho Stuart.

Os cabelos do primeiro show, assim como no colorido das estampas de Zuzu, com cores inspiradas nas tendências primavera, verão, outono e inverno.

No intervalo, uma bela coreografia, combinando controle, leveza e equilíbrio de Deborah Mota, ao dançar com um cubo de metal. 

Em seguida foi apresentado o show Rock in Brazil com penteados inspirados nas criações inovadoras e na personalidade desafiadora de Zuzu, típicas do mundo do rock. Nele nossos artistas retratavam o atrevimento, a audácia e até mesmo o bom humor que foram as armas que Zuzu usou contra a ditadura. Texturas, cores e penteados da moda no mundo do rock. O gel, o frisado, tranças e volumes irregulares, uma nova perspectiva, criando sempre inusitadas formas e imagens desafiadoras 

 

O terceiro show, Beach in Rio at Night, mostrou o charme e a feminilidade das criações de Zuzu, inspirados na beleza da noite à beira mar, com penteados volumosos e o charme da textura dos cachos. Referência foi a criatividade inovadora de Zuzu, a primeira designer a usar materiais inusitados como conchas do mar para bordar. Tudo o glamour de Zuzu e da noite à beira da imensidão azul, onde o ar do oceano e suas ondas dão textura vultuosa aos cabelos

No show  “Angel’s Couture”, os Hairstylists da Intercoiffure Regional Rio de Janeiro, sob direção de Ricardo Moreno, apresentaram suas criações para compor os originalíssimos modelos criados pela primeira grande dama da história da moda brasileira, Zuzu Angel. O desfile foi realizado com modelos originais criados por Zuzu Angel, cedidos pelo acervo do Instituto Zuzu Angel de Moda, os quais serviram de inspiração para nossos artistas criarem seus looks.

Ponto máximo dessa noite foi a entrada de Hildegard Angel, criadora do Instituto Zuzu Angel, filha de Zuzu, que entrou de mão dadas com Anderson Dias, filho do desaparecido pedreiro Amarildo. Ela vestida de camiseta do Amarildo, Anderson estava com a camiseta do Stuart, filho desaparecido da Zuzu durante a ditadura militar. Abraçado com Anderson, Hildegard Angel discursou, mostrando paralelos dos dois casos e, recebeu grandes aplausos da platéia.

 

1133fxed.jpg

Wella -  Hair Brasil

Ao receber o convite da Wella para participar no lançamento do novo Colour Touch no Hair Brasil percebi imediatamente os valores que agregaria e passaria em frente. Com a Nanotecnologia os cabelos teriam mais qualidade na hora da pigmentação. Como isso acontece foi o que eu quis saber. Cada lâmina, cada fio, agora seria respeitado. Sua resistência, um a um, traria a naturalidade assim desejada, tal qual aos cabelos naturais ao sol. Parecia tão distante essa transparência nos tonalizantes que me vi curioso a experimentar. Comprometido mais uma vez com a saúde e exuberância do seu resultado decidi participar desse evento.  

Nele também a homenagem ao Vidal Sasson  e sua equipe nos deu o privilegio de assistir um verdadeiro show de Couture.

Com toque de maestro, suas discípulas mostraram a contemporaneidade do mestre. Muito bem homenageado o comparo a Christian Dior: formas arredondadas que nos espiram até hoje. Parabéns ao Hair Brasil por essa homenagem e à Wella por estar mais perto e para atender as necessidades do mercado, elevando assim o nosso nível profissional.

 

2052.jpg